terça-feira, 23 de agosto de 2011


Quer flagra? Pode escolher a marca, então!


Quando o assunto é o setor automotivo brasileiro, não há como negar: o ano de 2011 está agitado. As vendas de carros novos caminham para novo recorde histórico, já foram realizados cerca de 40 lançamentos (considerando as principais novidades) e a todo instante surgem flagrantes de modelos que, mais cedo ou mais tarde, devem ser apresentados à imprensa e ao público. E é deste último ponto que vamos falar.
Os chamados flagras ou “segredos automotivos” — carros que circulam com algum grau de camuflagem, por ainda não estarem com suas características totalmente definidas, ou simplesmente para não entregarem os pontos à concorrência antes da hora — têm sido vistos a todo instante ao longo destes meses. Se testes são fundamentais para o amadurecimento de um novo modelo antes do lançamento, o aumento impressionante do número de flagras dá uma ideia do aumento da demanda por novidades. A todo instante, como mostrou o Carsale, a Hyundai tem mandado seu futuro compacto (que será feito aqui no Brasil) às ruas;  o novo Peugeot 308, atualização do cansado 307 e que será produzido na Argentina para abastecer o Mercosul, também faz acertos finais antes do lançamento em 2012, mesma situação donovo Ford EcoSport.
Fotos 1 e 2: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

1 – O próximo Palio, feito sobre a base do novo Uno, terá visual alongado de Punto
A última semana, porém, foi marcada por aparições múltiplas do chamado Projeto 326 da Fiat, ou como preferimos, a nova geração da família Fiat Palio. Diversas publicações tiveram a oportunidade de mostrar imagens do hatch (que terá visual próximo ao do Punto, plataforma e motores 1.0 e 1.4 do novo Uno, além do já conhecido bloco 1.6 E-torq). Parceiros como o Best Cars, inclusive, conseguiram imagens tanto do dois-volumes, quanto do sedã Siena e puderam comparar semelhanças e diferenças entre as variantes (o três-volumes continuará sendo derivado do hatch, mas terá visual com nuances próprias).

2 – Novo Palio é cotado para chegar às lojas até o começo de 2012, já como modelo 2013
Para quem não viu, ou para quem deseja novos ângulos do carro da Fiat, as imagens acima foram cedidas a UOL Carrospelo jornalista Marlos Ney Vidal, editor do Autos Segredos, que flagrou o hatch em estradas próximas à fábrica de Betim (MG). A menor quantidade de camuflagem indica que o lançamento se aproxima: canibalizado pelo Uno, o atual Palio precisa dar lugar á nova geração o mais rápido possível, como apontou o Interpress Motor, mas talvez não estreie este ano por questões mercadológicas.
Traduzindo: a Fiat sabe que os últimos quatro meses do ano prometem ser dominados pela chegada de modelos importantes da Chevrolet, que precisa renovar sua linha e está desenvolvendo novidades a toque de caixa. O sedã médio Cruze, substituto do finado Vectra,  não aguenta mais se esconder e será mostrado a todos nos primeiros dias de setembro. O Cruze hatch, substituto do Vectra GT, também é esperado para breve. No meio tempo, será a vez do sedã compacto Cobalt, que teve o processo todo bastante acelerado e deve limpar-se da maquiagem até o final do ano para aposentar Corsa sedã e Astra de uma só vez. Há ainda o projeto das minivans que devem substituir Meriva e Zafira. Mas pouco se fala do utilitário abaixo, visto pela equipe de UOL Carros no último sábado indo em direção a Indaiatuba (curiosamente, local do Campo de Provas da Cruz Alta, que a GM mantém na cidade):
Fotos 3 e 4: Paulo Camilo/UOL

3 – Van tem placas de S. Caetano do Sul (SP) e logo da Chevrolet encoberto
Sim, parece uma van chinesa — lembra muito a Towner, aliás — e, segundo especialistas, é realmente uma van chinesa. A origem correta, porém, é entregue pela placa de São Caetano do Sul (SP) e pelo padrão dos emblemas encobertos por adesivos (disposição e tamanho): o modelo é um desenvolvimento conjunto da GM com seu parceiro chinês e pode ganhar vida com a gravatinha dourada da Chevrolet para disputar vendas num segmento no qual a marca tem participação nula atualmente. A aparição da van não é recente: há algum tempo, diferentes unidades foram vistas nos arredores da fábrica da GM no ABC Paulista, mas os especialistas ouvidos apontam que as chances de algum lançamento ocorrer até o próximo ano são fortes.

4 – Com três fileiras de assento, uso é no transporte de passageiros, não de cargas
Afinal, outra caraterística de um mercado aquecido é a de que sempre há espaço para mais.

FONTE:http://uolcarros.blogosfera.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário