Quer flagra? Pode escolher a marca, então!
Quando o assunto é o setor automotivo brasileiro, não há como negar: o ano de 2011 está agitado. As vendas de carros novos caminham para novo recorde histórico, já foram realizados cerca de 40 lançamentos (considerando as principais novidades) e a todo instante surgem flagrantes de modelos que, mais cedo ou mais tarde, devem ser apresentados à imprensa e ao público. E é deste último ponto que vamos falar.
Os chamados flagras ou “segredos automotivos” — carros que circulam com algum grau de camuflagem, por ainda não estarem com suas características totalmente definidas, ou simplesmente para não entregarem os pontos à concorrência antes da hora — têm sido vistos a todo instante ao longo destes meses. Se testes são fundamentais para o amadurecimento de um novo modelo antes do lançamento, o aumento impressionante do número de flagras dá uma ideia do aumento da demanda por novidades. A todo instante, como mostrou o Carsale, a Hyundai tem mandado seu futuro compacto (que será feito aqui no Brasil) às ruas; o novo Peugeot 308, atualização do cansado 307 e que será produzido na Argentina para abastecer o Mercosul, também faz acertos finais antes do lançamento em 2012, mesma situação donovo Ford EcoSport.
Fotos 1 e 2: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
1 – O próximo Palio, feito sobre a base do novo Uno, terá visual alongado de Punto
1 – O próximo Palio, feito sobre a base do novo Uno, terá visual alongado de Punto
A última semana, porém, foi marcada por aparições múltiplas do chamado Projeto 326 da Fiat, ou como preferimos, a nova geração da família Fiat Palio. Diversas publicações tiveram a oportunidade de mostrar imagens do hatch (que terá visual próximo ao do Punto, plataforma e motores 1.0 e 1.4 do novo Uno, além do já conhecido bloco 1.6 E-torq). Parceiros como o Best Cars, inclusive, conseguiram imagens tanto do dois-volumes, quanto do sedã Siena e puderam comparar semelhanças e diferenças entre as variantes (o três-volumes continuará sendo derivado do hatch, mas terá visual com nuances próprias).
Para quem não viu, ou para quem deseja novos ângulos do carro da Fiat, as imagens acima foram cedidas a UOL Carrospelo jornalista Marlos Ney Vidal, editor do Autos Segredos, que flagrou o hatch em estradas próximas à fábrica de Betim (MG). A menor quantidade de camuflagem indica que o lançamento se aproxima: canibalizado pelo Uno, o atual Palio precisa dar lugar á nova geração o mais rápido possível, como apontou o Interpress Motor, mas talvez não estreie este ano por questões mercadológicas.
Traduzindo: a Fiat sabe que os últimos quatro meses do ano prometem ser dominados pela chegada de modelos importantes da Chevrolet, que precisa renovar sua linha e está desenvolvendo novidades a toque de caixa. O sedã médio Cruze, substituto do finado Vectra, não aguenta mais se esconder e será mostrado a todos nos primeiros dias de setembro. O Cruze hatch, substituto do Vectra GT, também é esperado para breve. No meio tempo, será a vez do sedã compacto Cobalt, que teve o processo todo bastante acelerado e deve limpar-se da maquiagem até o final do ano para aposentar Corsa sedã e Astra de uma só vez. Há ainda o projeto das minivans que devem substituir Meriva e Zafira. Mas pouco se fala do utilitário abaixo, visto pela equipe de UOL Carros no último sábado indo em direção a Indaiatuba (curiosamente, local do Campo de Provas da Cruz Alta, que a GM mantém na cidade):
Fotos 3 e 4: Paulo Camilo/UOL
3 – Van tem placas de S. Caetano do Sul (SP) e logo da Chevrolet encoberto
3 – Van tem placas de S. Caetano do Sul (SP) e logo da Chevrolet encoberto
Sim, parece uma van chinesa — lembra muito a Towner, aliás — e, segundo especialistas, é realmente uma van chinesa. A origem correta, porém, é entregue pela placa de São Caetano do Sul (SP) e pelo padrão dos emblemas encobertos por adesivos (disposição e tamanho): o modelo é um desenvolvimento conjunto da GM com seu parceiro chinês e pode ganhar vida com a gravatinha dourada da Chevrolet para disputar vendas num segmento no qual a marca tem participação nula atualmente. A aparição da van não é recente: há algum tempo, diferentes unidades foram vistas nos arredores da fábrica da GM no ABC Paulista, mas os especialistas ouvidos apontam que as chances de algum lançamento ocorrer até o próximo ano são fortes.
Afinal, outra caraterística de um mercado aquecido é a de que sempre há espaço para mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário