sábado, 6 de novembro de 2010

Jaguar, agora ‘indiana’, lança seu maior carro, o XJ


EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Da Redação

A inglesa Jaguar, agora sob controle da indiana Tata Motors, lança no Brasil o sedã de alto luxo XJ, seu maior carro: são 5,12 metros de comprimento, com distância entre-eixos (que determina o espaço interno para os ocupantes) de amplos 3,03 m, distribuídos na carroceria de alumínio com peso total próximo a 1.500 kg. O motor é um V8 de 5,0 litros com compressor volumétrico, capaz de entregar pouco mais de 510 cavalos de potência e empurrar o conjunto com pegada esportiva (o 0-100 km/h é feito em 4,8 segundos).


Jaguar XJ traz acerto mais esportivo e um interminável entre-eixos de 3,03 metros
A versão que chega ao Brasil tem acerto mais esportivo, com suspensão dura e rodas aro 20, e deve usar esse diferencial para competir num mercado restrito, dominado pelas alemãs Audi (com A6, A8 e, logo mais, A7), BMW (Série 5 e Série 7) e Mercedes-Benz (Classe E e Classe S), que vende cerca de 60 unidades ao ano. Assim, a Jaguar tem um objetivo ambicioso: vender 12 unidades num ano cheio e alavancar o total da marca para 150 carros/ano.
O preço do sedã no país deve ficar em torno dos R$ 580 mil — acima, portanto, do XF (que cobra R$ 278 mil pela versão V6, R$ 320 mil pelo V8 aspirado, e R$ 405 mil pela versão com o mesmo motor V8 do XJ) e do XKR (R$ 489 mil).
Com o comando dos indianos e o retorno do empresário Sérgio Habib à representação nacional, a marca comemora o fim do “engessamento provocado pela Ford”, sua dona anterior, e se prepara para uma expansão da rede, que atualmente conta com apenas três lojas no eixo São Paulo-Rio. O objetivo é chegar a oito revendas espalhadas por outros polos do país até o final de 2011.

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