quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Honda Fit EV

Honda Fit EV

Monovolume entrará na onda dos carros elétricos a partir de 2012


Diante da busca crescente por carros de dimensões reduzidas, o Fit é uma das armas da Honda para crescer em mercados importantes, como os Estados Unidos. Por isso, a empresa aproveita o Salão de Los Angeles para mostrar o Fit EV, carro-conceito movido a eletricidade projetado sob a base do monovolume vendido em várias partes do planeta.

O motor do Fit EV usa tecnologia semelhante à empregada no FCX Clarity, movido por células elétricas de combustível. Com uma velocidade máxima de 90 km/h, o carro pode rodar até 100 quilômetros a cada carga realizada. A Honda permite ao motorista escolher entre três modos de condução (Econ, Normal e Sport), assim como no esportivo híbrido CR-Z.

Caso o condutor opte pelo modo Econ, o Fit EV entrega uma autonomia 17% superior ao modo Normal e 25% maior que o modo Sport. Mas se a escolha for por uma tocada mais esportiva, o modo Sport promete desempenho comparável ao de um veículo equipado com motor 2.0 a gasolina.

Além dos três modos de condução, o monovolume conta ainda com vários sistemas que educam o motorista e o ajudam a dirigir de forma mais comedida. Um dos recursos é um mostrador que aconselha o condutor a desligar o ar-condicionado e outros sistemas em situações que consomem boa parte da energia armazenada nas baterias.

A tecnologia também vai atuar no Fit EV mesmo quando o dono está longe de seu veículo. Um sistema sem fio permitirá consultar informações como a carga das baterias e ativar recursos, como iniciar a recarga à distância e ligar o ar-condicionado, tudo por meio de um smartphone ou de um computador pessoal.

As baterias, aliás, poderão ser recarregadas totalmente em menos de 12 horas em uma tomada doméstica convencional ou em menos de seis horas em uma tomada de recarga rápida. O Fit EV será lançado nos Estados Unidos e no Japão a partir de 2012 e terá baterias de íon-lítio e um motor elétrico coaxial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário