AVALIAÇÃO | |||
Audi A5 Sportback quer ser três em um | |||
Por R$ 189 mil, promete elegância de cupê, conforto de sedã e espaço de perua | |||
por ALBERTO POLO JÚNIOR, enviado especial a Indaiatuba (SP) | |||
| |||
O A5 Sportback chega com visual de cupê e cinco portas As linhas do A5 Sportback são atraentes. Largo e baixo, possui contornos musculosos. O teto em forma de arco culmina em uma traseira curta. O aerofólio é totalmente integrado à tampa e às laterais e dá um efeito visual interessante. As quatro portas não têm molduras metálicas nos vidros e o desenho da terceira janela é uma homenagem ao Audi 100 Coupé S, de 1969. A tampa do porta-malas se abre junto com o vidro, como nos cupês. Ajudam a compor o perfil esportivo as rodas de 18 polegadas, de série, montadas em pneus 245/40. O interior segue o padrão Audi. Sóbrio e sem grandes ousadias estilísticas, mistura alumínio, couro e Alcântara. A promessa de comportar dois adultos com conforto no banco traseiro é cumprida. Com 1,83 metros, este repórter se acomodou sem problemas. Para encostar a cabeça no teto, faltaram dois dedos. E meus joelhos ficaram a quatro dedos do banco dianteiro. Isso se deve à distância entreeixos de 2,81 metros, a maior entre os Audi, mais longa até do que a do A8 de chassi curto. O porta-malas acompanha o bom espaço interno e comporta entre 480 e 980 litros. Comportamento dinâmico exemplar na estrada Os equipamentos de série são abundantes, como é comum no segmento Premium. Um deles é o Audi Infotainment, que através de uma tela de 6,5 polegadas no console central, controla os sistemas de áudio, conexão Bluetooth, climatização e demais funções do veículo. Há airbags frontais e laterais dianteiros, controle de estabilidade ESP, faróis bixenônio com luzes diurnas iluminadas por LEDs, bancos esportivos com regulagem elétrica, sensores de chuva, faróis e estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros. Os opcionais são dois e custam R$ 10.000 cada: rodas de 19 polegadas e sistema de áudio Bang & Ofulsen, com 505 watts e 14 altofalantes. Ou seja, completo, o A5 Sportback vai a R$ 209 mil. O A5 Sportback chega em versão única ao Brasil. Seu motor é um quatro cilindros 2.0 TFSI, sigla que identifica o turbocompressor e a injeção direta de gasolina. Usado em outros modelos da Audi e do Grupo Volkswagen, entrega 211 cv (cavalos) de potência a 6.000 rpm e 35,7 kgfm de torque máximo entre 1.500 e 4.200 rpm. Contribui para esta plana faixa de torque o Audi Valvelift System, que controla a abertura e o fechamento das válvulas de admissão. O cupê de cinco portas tem câmbio automatizado S Tronic, com duas embreagens e sete velocidades. Outra curiosidade é o uso do Kers que, nas desacelerações, transforma a energia cinética em energia elétrica, aproveitada pelo alternador para alimentar os vários componentes do carro. Sóbrio e bem equipado, o Sportback também é espaçoso Avaliado por Interpress Motor em um percurso de estrada na região de Indaiatuba, interior paulista, o A5 Sportback se mostrou perfeito para longas viagens com asfalto perfeito. Isso porque fazia parte do trajeto um pequeno trecho com asfalto remendado e lombadas onde a suspensão esportiva e os pneus de perfil cobraram seu preço. No entanto, este tipo de característica não influencia os apreciadores de carros mais esportivos. Os 211 cavalos e a boa faixa de torque são bem aproveitados pelo excelente câmbio S Tronic. Desde as rotações mais baixas, o A5 Sportback se mostra disposto e as trocas de marchas são precisas, suaves e rápidas. Há opção de trocas sequenciais por borboletas no volante ou na própria alavanca. O isolamento acústico é tão caprichado que, mesmo a 5.000 rpm, pouco se ouve o motor. A 110 km/h em sétima marcha, o A5 viaja a cerca de 1.500 rpm. A tampa traseira se abre junto com o vidro O desempenho é mais do que suficiente para a proposta do carro, porém o comportamento do A5 Coupé, com seu 3.2 V6 (seis cilindros, em "V") de 269 cv (cavalos) é mais contundente (leia avaliação). Mesmo com tração dianteira, o Sportback encara as curvas em alta velocidade com total neutralidade e freia de forma totalmente equilibrada. A Audi divulga que um dos diferenciais do motor 2.0 TFSI é aliar bom desempenho com baixo consumo. De fato, ele consegue empurrar sem problemas os 1.530 quilos do A5 bebendo pouca gasolina. No percurso de cerca de 140 quilômetros, o computador de bordo marcou média superior a 10 km/l, isso com dois motoristas diferentes e uma forma não muita econômica de dirigir. Segundo a montadora o modelo tem consumo médio de 13,88 km/l. A velocidade máxima é de 234 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 7,4 segundos. Segundo o presidente da Audi Brasil, Paulo Sérgio Kakinoff, somente 200 unidades do modelo estarão disponíveis para o Brasil até o final do ano, devido a sua boa aceitação no mercado mundial. Com ele, a espera aumentar ainda mais a participação no segmento Premium, hoje na faixa dos 20%. E o atual cenário promete: no primeiro trimestre deste ano, as vendas da marca no Brasil cresceram 47% em relação ao mesmo período de 2009. E a resposta para a pergunta do início do texto? O A5 Sportback consegue. É tão belo quanto o A5 Coupé, tem o mesmo conforto de um A6 sedã e comporta bagagens e passageiros tão bem como uma perua A4 Avant. FICHA TÉCNICA Audi A5 Sportback Motor: dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16V, turbocompressor e intercooler, gasolina, 1.984 cm³ de cilindrada Potência: 211 cv a 6.000 rpm Torque: 35,7 kgfm entre 1.500 e 4.200 rpm Direção: hidráulica Câmbio: manual automatizado, com duas embreagens e oito velocidades Suspensão: dianteira independente, com braços sobrepostos, subchassi e barra estabilizadora; traseira multibraço, com barra estabilizadora. Freios: a disco nas quatro rodas, com antitravamento (ABS) Dimensões: 4,71 m de comprimento; 1,85 m de largura; 1,39 m de altura; 2,81 m de entreeixos Peso: 1530 kg Tanque: 64 litros Porta-malas: 480 litros Preço: R$ 189 mil |
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário