domingo, 18 de setembro de 2011


Honda Civic europeu é tudo o que o sedã brasileiro sonha em ser


  • Novo Honda Civic europeu ficou mais careta, mas ainda assim faz nosso sedã morrer de inveja
    Novo Honda Civic europeu ficou mais careta, mas ainda assim faz nosso sedã morrer de inveja

Nas coberturas de salões internacionais, mais especificamente nos europeus, sempre nos deparamos com o Honda Civic hatch. Desta vez, resolvemos dar detalhes dele para vocês. Tudo bem, a configuração não é, nem vai ser vendida no Brasil... mas vá dizer que não dá uma saudade dos anos 1990, quando a família do médio japonês era bem maior por aí?
Para começar, o novo Civic hatch da foto acima, apresentado agora no Salão de Frankfurt, chegará às lojas europeias no primeiro trimestre de 2012. A demora no lançamento europeu tem o mesmo motivo do atraso para a revelação da nova geração brasileira: mesmo produzidas localmente, as diferentes encarnações do Civic ao redor do mundo dependem de componentes feitos apenas no Japão, país que ainda sofre com a catástrofe provocada pela dupla tsunami/desastre nuclear.
Voltando ao carro: nas palavras do pessoal da Honda, o novo Civic europeu ficou mais dinâmico e eficiente. A nosso ver, externamente, também ficou um pouco mais careta que a atual geração. Mas, e daí, você pode se perguntar? Vamos exercitar a mente e compará-lo com o Civic sedã vendido aí no Brasil.


Num raciocínio muito (muitíssimo) simplificado, quem compra o Civic no Brasil está interessado num sedã, mas tem medo de assinar atestado de "tiozão" com um modelo de outra marca, o Toyota Corolla por exemplo. Para isso, topa pagar por um carro que mesmo tendo visual (externo e interno) ousado, já cansou. O fanático pelo carro da Honda deve ter sentido um arrepio na espinha e amaldiçoado este repórter ao ler o verbo "cansou". Mas é fato, está na tabela de vendas mensais. Esse mesmo fanático tinha alguma esperança em ver o jogo virar com a nova geração do sedã, apresentada logo após o Salão de Detroit, no começo deste ano, e que deve começar a ser fabricada e vendida no Brasil até o começo de 2012 -- o problema, é que aqueles que já viram o carro (ao menos em sua versão americana) sabem que ele também ficou mais contido, visualmente falando, que o atual.
A geração 2012 do Civic encaretou geral.

QUEM É VELHO AQUI?

  • Murilo Góes/UOL
    Acima, o atual Civic sedã brasileiro, bem próximo de passar o bastão para a nova geração, que deve ficar muito parecida com este carro abaixo, o novo Civic americano, apresentado meses atrás.
  • Divulgação

Agora olhe para a imagem do novo New Civic americano ao lado (o nosso New Civic 2012 deve ficar parecido). Agora compare com o Civic 2012 europeu. Qual deles é mais tiozão? Nem responda.
UOL Carros diz, por conta própria, o que você deve estar pensando agora: tomara que o Civic 2012 brasileiro, que começará a ser feito lá em Sumaré (SP), tenha algo deste aqui, ao menos por dentro. O painel em dois andares está fabuloso, com o degrau inferior mais completo e vivo e o superior mais bem posicionado. A esportividade latente começa no botão de partida (que, assim como o ato de entrar no carro, dispensa a chave), circula pela cabine mais curta -- que ainda assim abriga fantasticamente a todos os ocupantes, com o motorista numa posição mais baixa (sim, nosso sedã já tinha algo disso) --, passa pelo câmbio manual de seis marchas ou automático de cinco, com opção de trocas manuais nas borboletas, e chega até o volante de aro curtinho.
Totalmente conectado, o Civic europeu tem sistema multimídia integrado a GPS e telefone celular com tela de sete polegadas no painel. Ecológico, tem botão no painel para ciclo até 10% mais eficiente. Revisado, tem motores 1.4 e 1.8 a gasolina, e 2.2 a diesel. Curioso pelo 1.8 i-VTEC? Tem 142 cavalos a 6.500 rpm e 17,7 kgfm de torque a 4.300 giros. Ah, quer saber quanto cabe no porta-malas da traseira curtinha? São 467 litros.

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