Clique na imagem para ampliar
Qual o carro mais cobiçado pelos discípulos brasileiros do ladrão Niko Bellic, protagonista do gameGrand The ft Auto, aquele que vence quem se der melhor no mundo virtual do crime?
De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNseg), se você é dono de uma VW SpaceFox, é melhor tomar mais cuidado que o seu vizinho, dono da Ranger a diesel.

Mas não seria o Gol o carro mais roubado do Brasil? Bem, em números absolutos, ele é o líder disparado: foram 24.513 ocorrências nos primeiros sete meses do ano, 52,7% mais que o Uno, segundo colocado. Mas considere que o Gol tem quase 5,5 milhões de unidades.
Já os números da SpaceFox escondem o real perigo: o registro de 692 vítimas não parece assustador. Só que estes roubos aconteceram em um universo bem menor que o do Gol, de apenas 82.162 carros. Em outras palavras, 0,842% das peruas foi parar nas mãos de gatunos entre janeiro e julho, enquanto apenas 0,448% dos Gol foi surrupiado pela bandidagem. Praticamente o dobro.
Não se sabe o porquê da preferência: os bandidos querem a SpaceFox por causa do espaço interno (para reféns), do porta-malas generoso (para cargas roubadas) ou o desempenho do motor 1.6 (para fugas)?
Perigosas peruas - ranking
A lista da CNseg segue com outros carros improváveis, como os Fiat StiloPuntoFiorino e o VW CrossFox. Percebeu a coincidência?
Os cinco mais roubados do Brasil (proporcionalmente) são todos Fiat ou VW. E, entre eles, nada dos populares Gol, Uno e Palio. O primeiro a quebrar o domínio é o Peugeot 307, 6º colocado. A GM só aparece no 11º lugar – e se você apostou no Celta, errou: o Chevrolet mais roubado é a Meriva. A Ford só dá as caras na 14ª posição, com o EcoSport.