sexta-feira, 16 de dezembro de 2011


Detonar o Aztek é fácil; quero ver é esculhambar o Juke


O site automotivo Edmunds Inside Line publicou esta semana uma lista com os 100 piores carros de todos os tempos. Pode-se contestar uma ou outra escolha, mas bem antes de chegar ao primeiro colocado — ou seja, ao pior carro jamais feito no mundo — já se pode apostar que ele será o Pontiac Aztek. O modelo, lançado em 2001 e enterrado em 2005, é seguidamente eleito o maior erro/aberração/lixo da história da indústria. No caso específico desta lista, até a culpa pelo fim da Pontiac (ocorrido a reboque da megacrise na General Motors) é jogada sobre a lataria do monstrengo.
Um dos motivos para o Aztek ser tão detonado pelos críticos é simples: ele é horroroso. Aqui na Redação até pensamos em aproveitar a próxima viagem a Detroit para descobrir em qual albergue de sem-teto moram hoje (ou deveriam morar) os gênios do design que criaram o modelo.
Corte rápido para 2010, ano em que a Nissan lançou isso:
Ou melhor, isso:
Por incrível que pareça, o Juke é um sucesso de vendas. Durante o Salão de Tóquio, a Nissan anunciou com orgulho que emplacou 232 mil unidades do modelo desde o lançamento. O carro já ganhou até uma variação de pista, o Juke-R, que, aparentemente, é um filho bastardo gerado na divisão britânica da Nissan sem aprovação da matriz japonesa. Confira as fotos deleclicando aqui.
Bem, fica a pergunta — que vocês podem responder no campo de comentários: Por que até hoje ninguém disse que o Nissan Juke é (no mínimo) tão feio quanto o Pontiac Aztek? Então, seremos nós a dizer — ou melhor, a gritar: O NISSAN JUKE É TÃO FEIO QUANTO O PONTIAC AZTEK!!
No mundo todo, ao menos 232 mil pessoas parecem discordar. Mas, lembremos, há bilhões e bilhões que não têm um Juke.
PS — A referência ao “designer sem-teto” do Aztek foi uma brincadeira, obviamente. O responsável pelo carro chama-se Wayne Cherry, ex-chefão do setor na GM, hoje aposentado. Ao longo de sua carreira, ele supervisionou a criação de muitos modelos decentes, sobretudo na Europa. Aparentemente, pisou na bola apenas no feioso carro da Pontiac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário