quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


Mustang Shelby GT500 recebe preparação pesada para gerar 1.080 cavalos

  • Mustang Shelby GT500: preparado, o carro supera potência do Bugatti Veyron Grand Sport
    Mustang Shelby GT500: preparado, o carro supera potência do Bugatti Veyron Grand Sport
No dia 18 de novembro deste ano, esse Mustang Shelby GT500 estabeleceu o primeiro recorde de velocidade brasileiro homologado pela FIA/CBA no Grupo 1 e Classe 16 (sobrealimentado com deslocamento entre 5,0 e 5,5 litros). O muscle car 2008 é outra criação da Batistinha Garage e foi capaz de, partindo da imobilidade, atingir 293,89 km/h em 1.000 m, sendo reconhecido oficialmente como o veículo de rua com motor V8 mais rápido do Brasil. Incrível, não?

"Este carro é um cartão de visitas para a marca, mas também não deixa de ser uma enorme realização e diversão pessoal", comenta o próprio Fernando Baptista, o Batistinha.

O propulsor 5.4 V8 Supercharger deste Mustang originalmente produz 500 cv, de acordo com a Ford. Nas mãos do preparador, o modelo recebeu novo blower da americana Kenne Bell, escapamento dimensionado feito pela RLC -- com coletores de escape 8x2 de 3" envoltos em manta térmica e abafadores SilenPro -- e passou a queimar etanol como combustível. "E, para não faltar alimentação, instalamos um sistema completo da Aeromotive", explica o preparador.

De acordo com Batistinha, responsável por conduzir o modelo nas provas de velocidade máxima, a injeção eletrônica do GT500 continua original, mas foi totalmente reprogramada para acompanhar as alterações mecânicas radicais de aumento de potência. "O motor também recebeu sistema de telemetria completo da FuelTech, para ter todos os seus parâmetros de funcionamento avaliados e gravados", comenta o especialista.

O resultado de todos os aprimoramentos, em parceria com a injeção de óxido nitroso, surgiu na forma de 895 cv nas rodas traseiras aferidos no dinamômetro Dynojet. Calculando uma perda de 20% por atrito do sistema de transmissão, é esperado que o V8 esteja produzindo cerca de 1.080 cv, segundo Batistinha. "E o miolo do motor é original", garante o preparador.

Para medidas de comparação, este rendimento é maior que o do famoso Bugatti Veyron Grand Sport, com seus 1.001 cv originais. E, ao contrário do modelo francês, o Mustang não tem "firulas" como tração integral ou câmbio automático! É preciso ter raça para não perder o controle da bagaça!

Para manter o Mustang no chão, Batistinha usa pneus Pirelli P Zero Nero 255/30 20" na dianteira e o Drag Radial Nitto 305/40 20" na traseira. Embora não tenha a melhor aerodinâmica entre os modelos atuais, em função de suas enormes "bocas" para permitir a respiração e resfriamento do motor, este GT500 é capaz de acelerar aos 100 km/h por volta de 3 segundos e atingir os 300 km/h em cerca de 18 segundos, diz Batistinha. O Veyron Grand Sport cumpre as mesmas tarefas em 2s5 e 16s7, respectivamente.

Mas, façamos uma comparação justa: Batistinha informa que é necessário investir cerca de R$ 190 mil para tornar o GT500 num bólido como este. Já um Veyron não sai por menos de R$ 7 milhões. Nem precisa explicar quem tem a melhor relação custo/benefício/diversão, não é?

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