sexta-feira, 20 de maio de 2011


DOSSIÊ: CHEVROLET CRUZE

CHEVROLET CRUZE
Chevrolet Cruze: O carro que quer desbancar Civic e Corolla.





 




A foto acima mostra um dos carros mais importantes do grupo GM no mundo atualmente e no desenrolar do nosso dossiê você concluirá o por que.


O Chevrolet Cruze foi apresentado no último Salão de Paris (2008) e está prestes a chegar às lojas da Chevrolet na Europa. É um sedã médio para os padrões brasileiros e terá diferentes funções dependendo de onde for vendido. Nos EUA, onde deverá chegar por volta do verão Americano de 2010 (entre junho e setembro, sem data certa), substituirá o Cobalt e rivalizará com os bem sucedidos Honda Civic, Toyota Corolla e Ford Focus. Na Europa, porém, será um carro importante, mas haverá um cuidado para não roubar vendas de modelos Opel e terá sua posição no mercado logo abaixo do Opel Astra de nova geração (carro de mesmo porte que o Cruze), tanto em preço quanto em equipamentos, mas não muito abaixo. Na verdade, ainda não está nos planos da Opel uma versão sedã do novo Astra e a ideia é que o carro seja uma opção de sedã mais em conta que o Insígnia. No velho continente, o Astra de nova geração terá apenas versões hatch e perua.


Opel Astra
Nova geração do Astra substituirá o modelo correspondente ao nosso Vectra GT na Europa, mas não prevê um sedã, exatamente onde se encaixa o Cruze.


A situação da GM nos EUA é crítica. Financeiramente a empresa já recebeu inúmeros empréstimos, principalmente do governo americano e sua linha de veículos parece não empolgar o consumidor, exceto pelas picapes e SUVs, onde a empresa ainda tem uma força grande no mercado. Há muito tempo, a GM vem prometendo para o público americano um carro compacto (para os padrões dos americanos) que também seja competitivo, pois o Cobalt e, principalmente, o Astra (nosso Vectra GT, lançado sob a insígnia Saturn) nunca vingaram. Agora, o raciocínio que não quer sair da minha cabeça é: Como a GM trabalhará para que um carro de custos de produção inferiores ao do Astra tenha competitividade em termos de qualidade o suficiente para combater carros que nem o próprio Astra consegue na Europa? O alento para o Astra pode ser a nova geração (foto acima), mas que não irá, inicialmente, para os EUA. Vamos continuar analisando o Cruze neste dossiê para achar boas razões que nos convençam da grande competitividade pretendida pela General Motors.


Chevrolet Cruze - Traseira
Traseira de linhas corretas, mas sem muita personalidade e logo nos remete ao atual VW Jetta.


FONTE:http://www.autonaweb.com.br   

Nenhum comentário:

Postar um comentário