sábado, 23 de abril de 2011


A picape M3 -  BMW cria bólido que leva 450 kg
A picape M3 -  BMW cria bólido que leva 450 kg
A picape M3 -  BMW cria bólido que leva 450 kg
Os alemães da BMW garantem que não foi pegadinha de 1º de abril: esta é a picape mais veloz do mundo. Foi apresentada, pela primeira vez, no início do mês e é resultado do trabalho da engenharia em cima de uma plataforma - que incluiu mexer bastante no motor, ajustes no câmbio e mudar profundamente a suspensão traseira - de itens retirados do BMW M3. A família dos esportivos da marca já inclui BMW M3 Coupé, o BMW M3 Convertible e o BMW M3 Sedã. A mexida (dá para imaginar a diversão dos projetistas) resultou em um propulsor de 420 cv de potência para um carro que ainda tem 450 kg de capacidade de carga. A divulgação das imagens foi feita depois de testes bem sucedidos no oval rápido do tradicional circuito de Nürburgring, hoje ainda um desafio. Havia muito segredo no centro de desenvolvimento, o que é compreensível. Isso porque o objetivo era justamente o de poder combinar performance na cavalaria, com a facilidade de transportar cargas, tornando o veículo utilizável no dia a dia. Um dos itens bastante trabalhados pela engenharia nesse sentido foi a parte aerodinâmica: o carro foi estudado nos mínimos detalhes dentro do túnel de vento para que turbulências não prejudicassem a estabilidade. Já no uso comum, a preocupação foi com uma suspensão que atendesse aos dois requisitos. O propulsor é um V8 e, embora a velocidade não tenha sido revelada, o painel vai até 300 km/h. Em comparação com os seus irmãos de gama, a picape passou por um spa, tendo ficado 50 kg mais leve que o conversível, por exemplo. Além disso, o motorista pode ganhar outros 20 kg se remover o teto Targa - ganhando também estabilidade pela redução do centro de gravidade. Curiosamente, a caçamba - forrada com manta de alumínio estruturado especial para evitar arranhões e proteger a chapa na chuva, tem a melhor capacidade da linha M. Se for usado um modelo de comparação comum em automóveis de luxo, ali cabe o equivalente a 20 sacolas de golfe de tamanho grande. Outra novidade é que trata-se do primeiro carro na linha M - esportivos puros -  equipado com gancho de reboque. Dá para imaginar algo sendo puxado ali? Infelizmente, tanto investimento não será para que vejamos uma dessas na rua. A princípio, a M3 picape terá poucas unidades produzidas - talvez só a da foto - e ficará destinada como veículo de serviço. Como uma antecessora, fabricada em 1980, passou por uma série de inspeções para ganhar uma certificação e é, ofi ialmente, um caminhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário