quarta-feira, 11 de janeiro de 2012


Acura NSX revive nome mítico e faz estreia real e virtual

  • Visual agressivo e motorização híbrida: o NSX Concept é um esportivo dos novos tempos
    Visual agressivo e motorização híbrida: o NSX Concept é um esportivo dos novos tempos
O Honda NSX, vendido como Acura NSX nos Estados Unidos, foi lançado em 1990 e é uma das joias da indústria automotiva do Japão, chegando a merecer o apelido de "Ferrari japonesa". Originalmente construído com um motor 3.0 V6 central traseiro, ele se aproveitava da experiência da Honda na Fórmula 1 e contou com o auxílio do tricampeão brasileiro na categoria, Ayrton Senna, em seu desenvolvimento.

O NSX original saiu de linha em 2005, mas o conceito apresentado no Salão de Detroit praticamente sacramenta o retorno da sigla a um carro de produção. Por ora chamado deAcura NSX Concept (trata-se da marca de prestígio da Honda), ele deverá ganhar as ruas em até três anos. Ao que tudo indica, no entanto, os donos do videogame Playstation 3 poderão experimentar o carro antes. Isso porque o jogo Gran Turismo 5 deverá ter o Acura NSX Concept entre seus mais de mil carros, como pode ser visto no vídeo de divulgação abaixo. Assim, o novo NSX segue os passos do Hyundai Veloster Turbo, que fará sua estreia no jogo Forza Motorsports 4, exclusivo do console Xbox360, antes mesmo de chegar às ruas.
POTENTE E ECOLÓGICO
O NSX Concept pode ter um visual agressivo como o seu perfil baixo e sua frente angulosa sugerem. Porém, pelas especificações do carro divulgadas até o momento, ele deverá ser um verdadeiro amigo da natureza. O modelo será híbrido, associando um motor V6 central (aos moldes do NSX original) a três propulsores elétricos: um para as rodas traseiras e dois para as dianteiras. Essa configuração é o que a Honda chama de Sport Hybrid SH-AWD, um sistema que mescla a tecnologia híbrida e a tração nas quatro rodas para promover um ganho em dirigibilidade.
Já o motor V6 utilizará o famoso sistema VTEC da Honda, que permite a abertura variável das válvulas. Somado à injeção direta de combustível e a um câmbio de dupla embreagem, ele deverá dotar o carro de um desempenho digno de superesportivo. Mostra de que o NSX evoluiu sem perder suas raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário