Preços de carros vendidos no Brasil e seus preços lá fora
Pegamos a estupenda versão SS, vendida aqui, para fazer a comparação (nos EUA há configurações desde US$ 22.805). O carro vem com um motor 6.2 V8 brabo, de 427 cv e parte de USS 31.070 (R$ 49.700). No Brasil, o mesmo investimento resultaria num Astra 2.0 de 140 cv completinho. Já para para ter o mesmo Camaro, o comprador brasileiro tem que desembolsar R$ 189 mil, quase quatro vezes o valor.
FONTE:http://www.aggeo1.com
Os carros e motos no Brasil são muito caros; às vezes chegam a beirar o ridículo, como um “popular” completo custar mais de R$ 35 mil. Muitos fatores são apontados como a causa desta distorção de mercado. Uma delas é o Custo Brasil, que incide sobre a falta de estrutura do país, a altíssima carga tributária, os fretes dispendiosos, a energia elétrica caríssima, e por aí vai. Na outra ponta, o lucro exagerado das fabricantes de automóveis instaladas no Brasil, que praticam margens que não são vistas em nenhum outro lugar do mundo, tudo com o objetivo de alimentar as sedentas matrizes pós-crise econômica.
Chevrolet Camaro
Ford Mustang
A nova geração do primeiro “muscle car” custa nos Estados Unidos US$ 22.310 (cerca de R$ 35.700). Por este preço traz motor V6 de 307 cv de potência máxima. Aqui, para gastar o mesmo, só daria para levar para casa um Fiesta 1.6 sem ar- condicionado, direção hidráulica e trio elétrico.
Honda Civic
Aqui buscamos a comparação com a Europa, que paga mais impostos sobre os automóveis (cerca de 14%, contra 7% dos EUA). Lá, um Civic em única versão, super completa, com airbags, ABS, bancos em couro, toca CD com MP3, essas coisas, custa 27 mil euros (R$ 60 mil). No Brasil, a mesma configuração é vendida pela Honda por R$ 86.750.
Toyota Corolla
Com o sedã médio mais vendido do Brasil a mesma coisa. No Velho Continente, ele recebe apenas uma versão topo de linha na maioria dos países, mas com um motor mais fraco, 1.6 de 132 cv, contra o 2.0 153 cv da melhor configuração brasileira. Lá, é comprado por 26.180 euros (R$ 58.330). Aqui, R$ 86.870.
Volkswagen Passat
Seguimos subindo de patamar e a coisa não muda. No caso do Passat, é até um pouco melhor, pois o carro é importado e a diferença não é tão imensa, embora seja ainda muito distorcida. O Passat topo de linha com motor 2.0 Turbo de 200 cv chega no Brasil por R$ 116 mil. Na Europa, sai por 37.200 euros (R$ 82.900), diferença de R$ 33.100.
Porsche Cayenne
Primeiro utilitário esportivo da história da Porsche, o Cayenne ajudou a tornar a marca alemã a mais lucrativa no mundo. Mas pela diferença do preço do carro aqui e lá, o Brasil deve estar ajudando um bocado também. Nos Estados Unidos, onde o carro faz muito sucesso, ele é vendido por US$ 48.200 (R$ 77.120 ) com motor 3.6 de 300 cv. Aqui, sai das concessionárias por R$ 269 mil.
Ferrari 458 Italia
Objeto de desejo máximo entre os carros, uma das Ferrari mais belas já feitas até hoje... Muitos são os adjetivos desse esportivo vermelho, caro é um deles. A 458 Italia é a primeira da marca equipada com motor traseiro de injeção direta: um monumental 4.5 V8 que gera 570 cv. Custa US$ 220 mil (R$ 352 mil) nos EUA, aqui um “pouco” mais, R$ 1,5 milhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário